fbpx

Empresa familiar: seja organizada

Talvez você não saiba, mas empresas como Volkswagen, Samsung Eletronics, Walmart e Novartis, são organizações comandadas por famílias. Empresas que passaram do pais para os filhos e continuaram no caminho do sucesso, através dos seus princípios, processos e cultura.

Entretanto, sabemos que não é fácil a realidade de uma empresa familiar, devido à falta de profissionalismo, envolvimento de questões pessoais e emocionais e o sentimento de desigualdade dos outros colaboradores perante a empresa. Por essas questões, preparamos algumas dicas para vocês:

  1. PROFISSIONALIZAR A EMPRESA

Invista na profissionalização de toda a corporação, incluindo processos, regras, gestão, marketing e plataformas de inovação tecnológica, que colaboram para evolução e progresso do seu empreendimento.

  1. DELIMITE FUNÇÕES

Defina as atribuições de cada membro familiar. Não permita que as atividades se cruzem, pois pode ocorrer inconvenientes empresariais. Outro ponto interessante, é a forma de tratamento no ambiente de trabalho. Lembra de que falamos da importância do profissionalismo no primeiro tópico? Então, isso inclui chamar as pessoas pelo seu nome. Deixe o grau de parentesco para momentos informais.

  1. CONSTRUA UM AMBIENTE JUSTO E DEMOCRÁTICO

Construir um ambiente justo e democrático em uma empresa familiar, mudando e transformando a cultura, significa em primeiro lugar retirar privilégios e garantir um senso de justiça para que as pessoas se sintam valorizadas dentro dela. Significa que a empresa vai buscar sua missão e seus objetivos em primeiro lugar, sem procurar agradar herdeiros. É ter um norte e pessoas independentes que estejam alinhadas a ele. diminui as chances de que a empresa caia em armadilhas, aumenta o desempenho garantindo que as pessoas tenham a liberdade para empreender dentro da empresa e operem no máximo de seu potencial.

4.      FORME UMA EXCELENTE EQUIPE

Por fim, é de extrema importância, para uma empresa familiar estruturar a gestão de talentos internamente. É necessário adquirir e retê-los, principalmente quando não fazem parte da família, já que uma empresa só é tão boa quanto as pessoas que a compõem. É fundamental saber colocar as pessoas certas dentro do negócio e evitar transformar a empresa familiar em um cabide de empregos para pessoas com o sobrenome certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Instagram